Hoje trouxe algumas características comuns a quem sofre com algum transtorno de ansiedade. São alguns dos aspectos que em geral ,focamos em um processo psicoterapêutico.
É importante sempre ressaltar que as informações aqui não tem objetivo de auto diagnóstico e que no caso esteja com algum sofrimento é sempre indicado buscar um profissional de confiança para avaliar e traçar um plano terapêutico específico para você, certo?
01. FOCO NO AMBIENTE
Pessoas com transtorno de ansiedade tendem a ter um elevado grau de atenção ao ambiente, buscando estímulos que representem ameaça em potencial.
02. PENSAMENTO CATASTROFICO
Pessoas com transtorno de ansiedade tendem a perceber estímulos como mais perigosos e com mais risco de danos do que são de fato.
03. BAIXO SENSO DE AUTOEFICACIA
Pessoas que sofrem com ansiedade tendem a fazer uma estimativa negativa de sua capacidade de lidar com as situações.
04. INTOLERÂNCIA A INCERTEZA
Tendem também a paralisar diante de situações ambíguas e incertas o que faz buscar controlar o ambiente.
05. FALTA DE HABILIDADES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Por ficarem presos a preocupações e incertezas e focarem no aspecto negativo da situação, costumam ter dificuldade de pensar em estratégias mais flexíveis e coloca-las em prática.
06. DIFICULDADE DE LIDAR COM EMOÇOES DESCONFORTAVEIS
Para não entrar em contato com as emoções desconfortáveis, tendem a usar estratégias disfuncionais como evitar situações, tentar suprimir as emoções ou utilizar comportamentos de autoalivio (como álcool, outras drogas, telas, etc.), que mantém a ansiedade a longo prazo.
07. ACREDITAM QUE A PREOCUPAÇÃO AJUDA
Podem ter dificuldade de abrir mão da preocupação, pois acreditam que se não se preocuparem, algo ruim pode acontecer e não estarão preparados.
08. FOCO NO FUTURO
Esquecem de aproveitar o presente e passam a se preocupar com coisas que podem, supostamente, acontecer.
Você reconhece alguma dessas características em você?