Bom dia, pessoal.
Hoje vim falar de um assunto que causa muita dúvida.
Qual a diferença entre crise de ansiedade e ansiedade generalizada.
Crises de ansiedade são situações pontuais, geralmente desencadeadas por alguma situação específica como uma apresentação em público, uma notícia ruim algum desafio iminente.
Em geral envolve reações físicas e cognitivas (pensamento).
Já o Transtorno de ansiedade generalizado é mais crônico ( pelo menos 6 meses). Envolve preocupação constante, estado de alerta( como se algo ruim fosse acontecer a qualquer momento), pensamentos catastróficos e previsões negativas de futuro, tensão muscular.
Por ser crônico gera sensação de fadiga, pode trazer insônia, dificuldade de aproveitar o presente, dificuldade de concentrar-se por ficar preso às histórias que a mente conta.
Para essas pessoas o mundo parece ser um lugar muito perigoso e a pessoa costuma ter um senso baixo de autoeficácia, ou seja, não se sentem capazes de lidar com a vida.
Pode ocorrer crises agudas também, mas é um processo de mal estar mais crônico e difuso.
Embora crises de ansiedade sejam bem desagradáveis a ansiedade generalizada é mais grave , pois trás uma série de prejuízos e uma queda na qualidade de vida. Como pode causar um afastamento de situações e tensão constante é comum , se não tratada, desenvolver quadros depressivos.
No caso do Transtorno de Ansiedade Generalizada é fundamental o tratamento psicoterapêutico que vai compreender os fatores de surgimento e manutenção da ansiedade e , em alguns casos, o psicofarmacológico ( indicado por psiquiatra). Por isso, se tem se sentido mal por mais de seis meses e percebe que a preocupação constante está atrapalhando sua vida, suas relações, procure ajuda de um profissional capacitado.