Imagem do post do blog
09 de junho de 2025
FATORES DE RISCO PARA ANSIEDADE

Olá pessoal !

Por que será que algumas pessoas apresentam mais sintomas ansiosos do que outras? Por que será que temos visto um aumento enorme nos casos de transtorno de ansiedade?

Sabemos que a origem dá ansiedade é multifatorial.

A princípio as reações ansiosas são normais e adaptativas. É o nosso corpo se ativando para lidar com alguma situação. Por exemplo pense que ouviu um barulho forte repentino, nosso corpo se ativa, olhamos para onde está o barulho, se for algo que exige a nossa atenção e nossa ação nós agimos, se percebemos que algo que não oferece risco é esperado que o nosso sistema nervoso autônomo se regule e retorne para a posição basal que estava antes do barulho.

Acontece que para algumas pessoas não se processa dessa forma. Para algumas pessoas, mesmo não estando diante de um risco ou perigo real, não conseguem estar em um estado de segurança , estão constantemente ativadas.

Vou compartilhar abaixo alguns fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos ansiosos.

BIOLÓGICOS:

CÉREBRO: a amígdala cerebral é a estrutura responsável , a grosso modo, pela reação de medo e resposta rápida diante de situação de perigo. É considerada a sede da memória emocional .Ela interage com o hipocampo para consolidar memórias, especialmente aquelas com impacto emocional , como memórias de perigo ou experiências traumáticas.

Ela guarda e essas informações e pode ser ativada por estímulos sensoriais associados a situações que foram assustadoras ou ruins sem que nem tenhamos consciência, como cheiros, um tom de voz, uma imagem, por exemplo.

Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de estresse pós traumático, costumam ter essa área bastante ativada.

GENÉTICOS : alguns estudos sugerem que existe um fator genético que e predispõe à ansiedade.

Além disso, alguns estudiosos de epigenética sugerem que possa haver uma influência das experiências traumáticas dos antepassados que podem causar alterações genéticas a nível do DNA, que seriam passados para os descendentes, fazendo um link entre ambiente e fatores biológicos.


FAMILIARES:

Pais ansiosos tendem a ter filhos ansiosos seja por questões genéticas quanto por aprendizado.

Quando os pais passam a imagem do mundo como um lugar perigoso ou tendem a superproteger e evitar que os filhos lidem com as dificuldades o que alimentam duas crenças básicas da ansiedade: que viver é um perigo constante e que não é capaz de lidar com esses perigos. Além disso, a superproteção faz com que a pessoa não desenvolva recursos e habilidades para lidar com as dificuldades.

Uma outra experiência familiar que é associada a ansiedade é a violência doméstica. Crianças que crescem em um lar com violência, seja direcionado a ela, seja entre os pais, tendem a desenvolver transtornos ansiosos ou dependendo da gravidade, TEPT. Isso porque a violência doméstica coloca a criança em um estado de alerta e medo crônicos que modifica o funcionamento cerebral e as reações fisiológicas. Com isso, são ativadas com frequência com estímulos diversos e tem dificuldade de retornar para um estado de segurança.


SOCIAIS

Alguns fatores sociais tem impacto e predispõe a ansiedade. Citarei alguns fatores que desenvolverei posteriormente

-insegurança alimentar

-Desemprego

-Violência urbana;

- Instabilidade econômica;

- Fazer parte de grupos estigmatizados e marginalizados;

-Ambiente tóxico de trabalho: com assédio moral e /ou sexual, metas inatingíveis, ameaça constante de demissão, hostilidade entre os funcionários, bullying , falta de metas claras e de direcionamento, etc;

-Ambiente escolar pouco saudável : com bullying, naturalização do desrespeito, estímulo a competitividade, etc;

- Guerra;

-Pandemia;

-Isolamento social;

-Uso de redes sociais.


Esses são alguns fatores que tem um impacto na prevalência da ansiedade

Quanto mais fatores de risco presente, mais a chance de desenvolver um transtorno ansioso.

Por isso é importante pensarmos em prevenção e olharmos transtornos de ansiedade não só como um problema individual .


O que pensa sobre isso?