Imagem do post do blog
10 de junho de 2025
4 ATITUDES QUE PIORAM A ANSIEDADE

Hoje vim trazer algumas situações que costumam ocorrer e que prejudicam e/ou contribuem para a manutenção da ansiedade.

1) DORMIR POUCO

A insônia e a ansiedade estão intimamente relacionadas, formando um ciclo em que uma pode agravar a outra. A ruminação e a preocupação próprias da ansiedade, podem dificultar pegar no sono ou causar um sono cortado com muitos despertares ao longo da noite. E a privação de sono, principalmente crônica, ativa áreas cerebrais responsável por identificar ameaça, liberando hormônios que vão ativar o organismo que apresentará sintomas como : elevação da frequência cardíaca, sudorese, falta de ar e desconforto abdominal.

Estudos mostram que privação de sono age em regiões do cérebro responsáveis pela regulação das emoções. É comum pessoas com insônia ficarem irritadiças, apresentarem lapsos de memória e de concentração o que impacta a execução das tarefas cotidianas e as relações

Dormir faz uma espécie de faxina no nosso cérebro, eliminando o que é desnecessário e ajudando a formar conexões.

Se não dormimos é como se nosso cérebro fosse uma casa bagunçada, acessar as informações e dar respostas adequadas.

Por isso cuide do seu sono. É importante avaliar hábitos que podem estar impactando negativamente o sono e implementar mudanças (diminuir uso de tela, diminuir consumo de cafeína, exercícios de relaxamento antes de dormir, etc) . Lembre-se de procurar ajuda médica quando a dificuldade se torna crônica e não cessa, mesmo com as mudanças .

2) CAFEÍNA

A cafeína estimula a liberação de adrenalina, que é o hormônio liberado em situação de estresse e perigo. Isso aumenta o estado de alerta e provoca reações como sudorese, tremor, taquicardia e aceleração, sintomas presentes durante crise de ansiedade.


3) PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar diante de tarefas que exigem maior esforço pode dar um alívio momentâneo, mas a longo prazo a pressão do prazo pode liberar adrenalina e gerar sintomas ansiosos. Além disso, pode reforçar crenças de incapacidade, já que a falta de tempo pode diminuir a qualidade, também aumentando a ansiedade diante da tarefa.


4) EVITAÇÃO

Tendemos a nos afastarmos de situações que causam desconforto e ansiedade. O problema dessa estratégia é que, se usada de forma contínua, reforçará a crença de que a situação é de fato ameaçadora e intransponível e que a pessoa não é capaz de lidar, o que cronifica a ansiedade. Isso porque a pessoa não se coloca a prova para avaliar a situação de fato e age a partir de ideias catastróficas que na maioria das vezes não corresponde a realidade.

Além disso, evitar entrar em contato com situações que causam ansiedade impede de desenvolver habilidades para lidar com a situação.


Lembramos que sempre que a ansiedade estiver causando sofrimento e aparecer em muitas situações , afastando a pessoa de uma vida plena e significativa é importante buscar ajuda profissional.


Você sabia disso?


Um grande abraço e até a próxima